O texto abaixo é um pequeno trecho do capítulo O Pai Espiritual, do meu livro  "O LIVRO DA FÚRIA", ainda inédito.

                  

                                                                             ____________________________________

                            
                                     

                    Poderá ser conhecida por outros nomes dentro das mais diversas designações esotéricas, mas aqui nos referiremos à figura do chamado Pai Espiritual.  Não se trata do mestre, posto não haver ali uma relação de discipulado, mas  para resumirmos, o pai espiritual é a pessoa que iniciou você na espiritualidade, é a pessoa que despertou em você o interesse pelas questões transcendentais.

                    Essa é a pessoa que trouxe a você esclarecimento e desejo de conhecer mais e mais a respeito dos temas da espiritualidade.  Você até poderia já possuir uma certa afinidade com temas religiosos ou esotéricos, mas foi apenas depois que você teve contato com essa pessoa que seu interesse se tornou necessidade de Busca.

                    Bem pode ser um parente, um amigo, o padre, o pastor, enfim, é alguém que já tem um caminho espiritual e se dispôs a encaminhar você.  Mas não é o mestre, ele não tem nenhum compromisso assumido com você e vice-versa. Ele é motivado pelo interesse em lhe dar mais e mais esclarecimentos, e essa motivação do pai espiritual está em relação direta com o interesse real que ele percebe por parte daquele que busca os esclarecimentos.  Significa que ele não está ali apenas para satisfazer curiosidades tolas e jogar conversa fora :  ele dá explicações e orientações com o mesmo entusiasmo com que as questões lhe são apresentadas.

                   O pai espiritual não está buscando adeptos, seguidores e coisas afins. Ele deseja ver você seguindo um caminho espiritual e por isso lhe dá todos os subsídios intelectuais que facilitem a sua busca.  Eventualmente você poderá seguir outros caminhos e até perder com o contato com essa pessoa, mas não se esqueça de que foi ele que lhe deu encaminhamento e que ele é o seu pai espiritual.

                  Fique claro que o pai espiritual não lhe pede nada em troca, não há uma relação comercial, e se você teve isso no seu caminho, essa pessoa, ainda que lhe trouxesse ao conhecimento uma realidade espiritual que você não conhecia, o fato de ter havido uma relação comercial já desqualifica essa pessoa  e descaracteriza o que é o pai espiritual.   Assim como o seu pai biológico não vende coisas e conselhos para você, também o pai espiritual não o faz.  É que se ele vendeu informação a você significa que não havia nenhum vínculo de real amizade e envolvimento, de maneira que ele venderia também a qualquer outra pessoa que pagasse ou desse o que ele quer.

                 Comumente a situação de dá de forma similar a esta :  você até tem um certo interesse ou mesmo curiosidade sobre temas espirituais, levado por leituras de alguns livros, mas nunca se aprofundou, até o dia em que você conheceu alguém que está em condições de lhe dar respostas e de fato começa a fazê-lo, ao ponto de a partir dali você resolve seguir um caminho de espiritualidade, e inicia a sua busca, recebendo orientações dessa pessoa.  Espero que tenha ficado claro que está implícito aqui que entre você e o pai espiritual há uma afinidade e uma relação um pouco mais duradoura, de modo que não é seu pai espiritual aquela pessoa que apenas lhe respondeu duas ou três perguntas.  Eu me refiro a alguém com quem você criou um vínculo mental e uma amizade, e em decorrência disso ele se mostrou capaz de lhe dar encaminhamento, o que de fato ocorreu. Esse é o seu pai espiritual.

                Ainda que em dado momento você decida que quer seguir outros caminhos jamais demonstre ingratidão para quem despertou seu lado espiritual.  Lembre que sem ele você seria um ser incompleto, porquanto o homem é um ser dual, corpo e espírito, e até a chegada do seu pai espiritual você era apenas matéria.  Assim como o pai biológico lhe deu existência física, o pai espiritual lhe deu existência transcendental, e do mesmo modo que seria muito reprovável ser ingrato para com o primeiro, igualmente o seria para com o segundo.

               É por esta razão que tem de ficar muito claro o que é o pai espiritual, a fim de não confundi-lo com outras pessoas que em outros momentos cruzaram o seu caminho, pois que aprendemos o tempo todo, tiramos lições de todos os nossos contatos, mas o pai espiritual vai muito além disso, e é de fato alguém que deu um sentido espiritual  à vida que você leva.

              Antes de ter um Mestre e tudo o que veio em decorrência disso, eu também tive um pai espiritual, alguém que me colocou a par de uma outra realidade que nos cercava e que eu ignorava por completo.  O que me foi dado por meu pai espiritual foi a base de uma pesquisa que até hoje ainda não acabou.  Das palavras iniciais dele, há tanto tempo, veio toda uma seqüencia de eventos, todos ligados à espiritualidade, que culminaram  no que sou hoje.

             Assim, o que se espera de você é o discernimento para saber se você teve e quem foi ou é o seu pai espiritual, a fim de não confundi-lo com outras pessoas que tiveram outras funções em sua vida, mas não a de um claro encaminhamento e esclarecimento a respeito de coisas que serviram de pavimento para que você trilhasse uma vida espiritual.  Em geral basta que se faça uma única pergunta :  “Se essa pessoa não tivesse surgido na minha vida, eu estaria dando aos assuntos espirituais a importância que estou dando hoje ? “   Se a resposta for sim então ele não é o seu pai espiritual.  A entrada dele na sua vida é o divisor de águas que colocou você na busca espiritual.   Qualquer consideração menor que essa o desqualifica e o coloca em outro grupo, mas exclui a possibilidade de ser ele o seu pai espiritual. Para resumir :  no que tange a fazer de você um Buscador, foi a entrada dessa pessoa na sua vida que fez toda diferença !

                    

                                                                       ____________________________________________________________
 




                                                             

VOLTAR GIRANTE.GIF (15720 bytes)      INDICE