PALESTRA  1

 

Amigos, o tema do Conversando com o Mago de hoje é A Teoria do Fim do Mundo.

A palavra que me parece que melhor define essa  situação de espera de um fim iminente é paranóia. Paranóia define bem.
Em toda parte vemos alguém tratando disto, vemos teorias absurdas, e evocam as profecias de Nostradamus, falam em alienígenas, meteoros, e enquanto os cães ladram a caravana passa, isto é, no meio dessa confusão toda os aproveitadores vão vendendo suas bugigangas, livros absurdos, mensagens, cadeiras cativas no céu e loteamentos e condomínios no paraíso, com vista para Deus, por isso muito caros.
O pior é que os vigaristas encontram legiões de pessoas que acreditam nessas teorias. Vamos tratar delas.
Vocês sabem bem o que eu penso sobre essa teoria de alienígenas bonzinhos que alertam para um fim do mundo desde a década de 40. Para mim isso é fajutagem e só serviu para construir fortunas para aqueles que vivem de vender livros, fitas, palestras e cursos sobre mensagens desses supostos alienígenas.
Nostradamus é um caso a parte entre os pregadores do fim do mundo, principalmente porque ele não é um pregador do fim do mundo, diferente do que muita gente pensa.
Começa pelo fato de que como profeta a sua margem de acertos  não é assim tão fantástica.  Convém lembrar que muitas profecias que ele teria acertado permitiam outras situações, e assim por exemplo, há passagens em que não se sabe se ele estava falando de Lincoln ou de Kennedy, se estava falando da Guerra do Vietnam ou da Guerra do Golfo.
E ele erra bastante.  Tem uma quadra que falava que, pelo calculo astronomico era 1982, o mundo conheceria uma seca e uma fome tão terríveis que o homem se tornaria canibal para sobreviver, porque um alinhamento de planetas iria fazer a Terra parar de girar. Isso não aconteceu.  Havia uma outra que falava do Grande Terremoto que se verificaria na falha de San Andreas e destruiria San Francisco, previsto para 1988.  Também não aconteceu.
Segundo ele, o anti-Cristo apareceria em cena  ANTES do fim do atual status quo, e ANTES da Terceira Guerra.  Está escrito que muitas nações se uniriam em guerra contra o anti-Cristo.  Ele ainda não apareceu, e então, segundo as profecias, o mundo não poderia acabar agora porque alguns eventos que devem ocorrer antes ainda não ocorreram.
E outro erro feio:  essa quadra especifica que trataria de um  fim do mundo começa assim:  "Em 1999 e sete meses, do céu virá o Grande Rei do Terror..."     SETE MESES, me corrijam se eu estiver errado,  seria Julho, que me consta que já passou.
Alem do mais ele não falou em fim do mundo.  Segundo Nostradamus o fim do mundo será em 3797.  Para o atual período Nostradamus fala muito em mudanças, mas não em fim do mundo.
Então toda essa histeria só serve para fazer fortunas de pessoas que estão se aproveitando disto.
Como escrevi em outra oportunidade, esse pessoal todo está esperando o fim do mundo agora para o dia 11 de Agosto.  No dia 12 todos eles vão fazer fila nas portas dos bancos para explicar aos gerentes o porque eles torraram o limite do cheque-especial, rasparam as contas e estouraram os cartões de crédito, comprando velas, fósforos, pilhas, água mineral e latas de conservas.  Quem sabe os gerentes entendem a situação e até aceitem esse material como parte do pagamento ?
E uns loucos tipo Paco Rabanne tem a crença de que Paris vai ser destruída por um cometa  no dia 11 e por isso ele fechou suas lojas lá.  Vou lhes mandar a foto dele que saiu nos jornais (já postei aqui mas nem todos viram) e basta ver nos olhos dele que é um homem doente.
Amigos, o mundo não vai acabar.  Podemos ver muitas coisas mudando, mas de forma alguma será o fim da nossa civilização.  Não que ela não merecesse ser destruída mas sua hora, enquanto raça, ainda não chegou.
Podem ficar tranquilos, que depois do dia 11 ainda vem mais uma enxurrada de profecias garantindo que de 31 de Dezembro não passaremos.  E logo no inicio de Janeiro eles vão voltar para as filas nas  portas dos mesmos  bancos para se entender com os gerentes de novo, mas tenho a impressão de que dessa vez não terão  o que explicar, apesar de que nem a explicação do 11 de Agosto teria o menor cabimento.  E no ano 2000 os vigaristas vão parar de falar em Nostradamus e vão apelar para as profecias maias que falam no fim do mundo  em 2012.
Precisamos entender a mente de um fanático que crê nisto.  Vejam bem :  a uns 30 anos atrás essa pessoa, então criança ou adolescente, ouvia vigaristas falando que em 11 de Agosto de 1999 seria o fim.  Mas a 30 anos ainda havia bastante tempo, então essa pessoa vem se preparando e se condicionando desde então, de forma que sua vida gira em torno disto.  Como é que vai ficar a cabeça de uma pessoa assim quando a data passar e anda acontecer ?  Acho que uma coisa que poderemos ver é uma serie de suicídios acontecendo.  Mas o mundo vai continuar como sempre esteve.
Um grande abraço.
Vida e Vitória.

                                         Mago  Daniel

retorna.gif (3310 bytes)  VOLTA AO CONVERSANDO COM O MAGO