PALESTRA  10

Amigos, no Conversando com o Mago de hoje o tema é  Das Regras do Bem Viver.

 
Tudo começa pelo básico : o Ser Humano nasceu para ser feliz. Esse ponto não pode ser discutido pois, por definição, ninguém pode ter nascido apenas para sofrer.  A felicidade é uma justa aspiração de todo Ser Humano e uma  coisa que eu jamais entendi é o que se passa na cabeça dessas pessoas que fazem um pacto com a infelicidade.
Não basta viver, é preciso saber viver.
Pessoas que guardam ódios e rancores no coração estão apenas se envenenando, a infelicidade em que vivem se torna evidente e contaminam o ambiente em que estão. Nenhuma pessoa negativa é feliz.
Para viver bem é preciso  'estar de bem' .  De bem com tudo e com todos, com a vida e com o mundo, mas principalmente consigo mesmo.
Algumas pessoas me dizem que não tem como estar de bem com um inimigo. Eu sempre respondo o seguinte: a inimizade não é unilateral, ou seja, é preciso que haja desafeto entre ambas as partes.  Pode ser que uma pessoa odeie você mas se você não a odeia então o seu coração está em paz, e se você não reconhece esse inimigo como tal então inimigo você não tem, pois o que há é uma pessoa que não gosta de você, mas não um inimigo.
Você não precisa andar de mãos dadas com alguém que lhe odeia porque a questão que importa é a atitude mental.  Simplesmente não polua o seu coração com ódios.
Tem coisa que prejudique mais do que um sentimento de vingança ?  O que é um sentimento de vingança ? É você planejar o mal de alguém.  Isso é destrutivo e auto-destrutivo.
Simplesmente perdoe a esses que você considera seus inimigos, porque o que importa nesse momento é a SUA felicidade.
As pessoas precisam aprender que a vida é curta demais para que a desperdicemos com esse tipo de futilidade. Além do mais, se as pessoas pudessem ver as formas-pensamento que criam com esses sentimentos ficariam tão apavoradas que nunca mais pensariam em ódios e vinganças.  Isso envenena a alma, mortifica o espírito, destrói o coração.
Mas há outras coisas que você pode fazer para viver bem melhor.
A frustração é uma fonte de infelicidade.  Frustração é você não ter ido em busca do seu sonho, é você não ter lutado pelo que queria. Realize o SEU sonho, não o que os outros sonharam pra você.
Um Amigo meu havia me dito que seu sonho era fazer Jornalismo mas teve que fazer Direito porque seu pai, advogado, queria que ele também fosse. O resultado foi que ele se formou, foi trabalhar no escritório do pai, se tornou um péssimo profissional (ele mesmo reconheceu isso várias vezes) e não cansou de dizer que não tinha vocação para aquela profissão. Agora prestou vestibular novamente e está cursando Jornalismo, que era o que ele queria no começo. Mas nisso se passaram 7 anos de frustração, porque lhe faltou a coragem de ir em busca do que ele queria. E foi então que ele me disse que foi infeliz durante 7 anos.
Como dizia o grande Raul Seixas, "sonho que se sonha só" .  Que cada um vá em busca de seu próprio sonho, não importa se outras pessoas desaprovam. O sonho é seu.
Mas de todas as coisas necessárias para o bem viver acho que a mais importante de todas é a paz de espírito. A tranqüilidade da alma é o que lhe possibilitará uma vida feliz.
É feliz não quem quer ser feliz mas quem merece ser feliz, e se você merece ou não depende só de você mesmo. A felicidade é uma conquista.
Nunca deseje o mal de ninguém. Compreenda que você não pode ser feliz desejando o mal do seu próximo, nem pode querer construir a sua felicidade em cima da desgraça do seu semelhante.  A pessoa que lhe faz mal é uma pessoa doente do espírito e ela vai responder por isso, mas o que não pode é você querer revidar. Planos de vingança demandam tempo, preocupação , geram infelicidade e criam karma. Vale a pena ?  Com certeza não.
Viva bem, em paz, em harmonia interior, não abrigue ódios no coração, não odeie ninguém. E, sobretudo, procure viver como se você soubesse que hoje vai ser o último dia da sua vida, pois poderá ser realmente, e você terá de estar preparado para prestar contas.
A felicidade pode estar ao seu alcance, dependendo apenas da sua atitude interior.
Que tal ir ao encontro dela agora mesmo ?
 
Um grande abraço.
Vida e Vitória.
                                                          Mago  Daniel
                                                    Anno  IX  in  Solis  Traditio
 
Escrito no Templo do Mago às 16:00 hs. do dia 26 de Outubro de 1999 a.D.

 

   VOLTA AO CONVERSANDO COM O MAGO