PALESTRA 12
Amigos, no Conversando com o Mago de hoje o tema é Do futuro da Magia.
Através das homepages tenho recebido as mais variadas perguntas mas muitas delas se repetem: as pessoas me perguntam se eu acho que a Magia sobreviverá ao século 21.
Acho que a mudança de calendários não altera em nada o interesse do Ser Humano pela Magia.
Eu vejo o Ser Humano como um ser mágico que vive em um universo mágico, e então a Magia vive dentro de cada um de nós. Toda pessoa tem alguma crença no sobrenatural.
Sempre achei interessantes aquelas pessoas que dizem que não querem nem saber de Astrologia mas sempre sabem de que signo são e na maioria dos casos sabem até o ascendente.
Nunca conheci uma pessoa que fosse totalmente materialista e que não tivesse nenhum tipo de crença em algum fator sobrenatural. E sempre foi assim ao longo da História.
A Magia não morrerá nunca. Ela faz parte do íntimo do Ser Humano e se ela morrer ele morre também.
Agora, o que eu sei que vai ocorrer é uma renovação no sistema de crenças. As crendices certamente não terão lugar no futuro, porque o Homem está evoluindo. Atualmente ele está na categoria de Homo Sapiens mas logo estará classificado como Homo Superior, que é o estágio seguinte da cadeia evolutiva da raça humana.
A definição de Homo Superior não contempla uma raça nem se refere a um gênero masculino ou feminino, não é uma seleção natural. É a RAÇA HUMANA que será passada a essa nova condição.
E o Homo Superior terá uma grande interação com sua contraparte espiritual e por isso repudiará as crendices, que, para ele, serão âncoras que lhe prendem no mesmo lugar e se tornam antolhos que ofuscam a verdadeira Magia que está dentro de si.
A Magia hoje está muito confundida com as crendices. E essa confusão necessariamente vai acabar em função do esclarecimento e de uma nova consciência.
Há coisas rotuladas como Magia mas são apenas crendices, e essas coisas sim é que não vão sobreviver ao século seguinte.
O “boom” do esoterismo também vai acabar em poucos anos. Não que o mercado ficará saturado mas o perfil do consumidor mudará. Hoje em dia tudo vende, basta que pareça envolver Magia. Com toda certeza as magias simpáticas (simpatias) vão ter que desaparecer, porque serão um insulto à inteligência do Homo Superior.
Mas o Homem nunca deixará de olhar para dentro de si mesmo e buscar respostas. Nunca vai deixar de tentar encontrar a si mesmo, e essa busca é o ato mágico por excelência. Porque levará muito tempo para que ele tenha as respostas para as perguntas de agora e quando as tiver outras perguntas terão surgido, e por isso a Busca é infindável. Nessa Busca está a Magia.
No próximo milênio o Homem terá a tendência de buscar respostas dentro de si, deixando de lado as fontes externas, que ele tanto explora nesse momento. Na verdade tudo o que ele busca e precisa está dentro dele, como sempre esteve, e em breve ele descobrirá isso.
Mas vejo que com o fim das crendices e das falsas religiões (seitas, “igrejas de ocasião” , etc.) a tendência é a ascensão do fundamentalismo religioso e o risco de um Deus mundial.
Mas será uma fase que será transposta. O importante é que mesmo dessa forma o Homem continuará sendo um ente mágico, e a Magia sobreviverá dentro dele, independente do passar dos séculos. Nenhum avanço tecnológico tem força para desviar o Homem da Magia porque ela vive nele, e ele vive nela.
Afinal, o Homem já passou por tantas mudanças, tantas fases, tantos períodos históricos...mas por mais que o Industrialismo lhe facilitasse a vida, por mais que o Iluminismo e a Renascença lhe trouxessem uma outra concepção da vida, o Homem sempre teve aquele momento de solidão consigo mesmo, onde olhava para dentro de si e buscava respostas. E ainda o faz hoje, e continuará fazendo por muito tempo ainda. Buscar essas respostas é Magia. Não importa quantos dígitos se sucedam nos calendários...o Homem nunca perderá a sua Essência Mágica.Um grande abraço.Vida e Vitória.Mago DanielAnno IX in Solis TraditioEscrito no Templo do Mago às 15:00 Hs. do dia 20 de Novembro de 1999 a.D.