PALESTRA  9

Amigos, no Conversando com o Mago de hoje o tema é "Da Fé e Perseverança".

 
Usei o termo "" , mas não é à fé religiosa  a que me refiro. Eu me refiro á fé em si mesmo.
O grande escritor Jorge Luís Borges tem uma frase que já diz tudo : "No hay otra virtud que se valiente" , que traduziremos livremente como "Não há outra virtude senão a coragem" . E ele estava certo.
O indívíduo que se propõe a uma missão, que aceita ir em busca de um objetivo mas não tem coragem para isso não atingirá esse objetivo e vai se frustrar. É desse jeito que os sonhos morrem.
Quantas pessoas hoje não estão frustradas porque não tiveram fé em si mesmas e não foram em busca daquilo que queriam ?
Basicamente qualquer sonho pode ser realizado. Mas aquele que quer realizar seu sonho tem que ter a perseverança de ir em busca dele, e não pode ter medo de pagar o preço desse sonho.  Qualquer que seja o caminho escolhido ele vai apresentar dificuldades.  Há uma música que tem um trecho que diz " Pois sempre houve espinhos / nas rosas de qualquer jardim/ e se há calor no ninho/ há pedras no caminho, que ainda assim é belo."
As vezes a sabedoria popular tem umas frases que fazem muito sentido. Uma delas diz que todos querem ir para o céu mas ninguém quer morrer. E não é verdade ? Outra música diz que  "se ela quer o sétimo céu, vai ter que subir degrau por degrau."  Significa que existe um preço a ser pago pelos nossos sonhos.
Se nossos sonhos pudessem ser realizados sem nenhuma dificuldade o Ser Humano perderia a sua capacidade de lutar, perderia a sua essência e se degradaria. "O tropeço é melhor professor do que o sucesso."
Mas onde há fé em si mesmo e persistência no objetivo não há nenhuma dificuldade que não possa ser vencida. Isso se aprende a todo instante no Caminho de Santiago e também pela vida a fora.
As coisas não caem do céu, é preciso batalhar por elas, batalhar por aquilo que queremos.
Uma das coisas que mais nos afasta de atingir nossos objetivos é a opinião alheia, que tem a tendência de nos abater o moral. Quantas vezes já nos aconteceu de termos contado nossos maior sonho a alguém e essa pessoa nos disse que aquilo era uma bobagem que não valia a pena ?
As palavras tem poder, e as palavras maldosas tem poder maior.
Há coisas que para outras pessoas seriam bobagens mas que para nós são nossas aspirações mais intensas e isso é o que importa. Na minha opinião acho que o melhor é não adquirirmos o hábito de contar esses segredos, porque são coisas tão pessoais que não devem ser compartilhadas.
Quando contamos um segredo desses a alguém é porque confiamos nessa pessoa, e damos valor à palavra dela. Ao contar, nós nos colocamos em uma posição de expectativa, na qual intimamente esperávamos que essa pessoa nos incentivasse a seguir em frente, o que nos colocaria a um passo mais próximo do nosso objetivo. Mas ao ouvir palavras de desânimo vindas de uma pessoa da qual não esperávamos isso, soma-se à expectativa a decepção, e dessa mistura resulta um caldo indigesto chamado "baixo astral" , que é o primeiro sintoma da morte do sonho.
Mas a pessoa que confia em si mesma, tem fé em si mesma e sabe o que é perseverança supera literalmente qualquer obstáculo, porque reconhece a necessidade da existência deles em seu caminho.
O Caminho de Santiago, por exemplo, exige que o peregrino o percorra a pé. Mas tecnicamente o Caminho de Santiago consiste em sair de uma determinada cidade e chegar em Compostela. Mas se você o faz de carro ou de avião a sua situação não é a de peregrino, porque você buscou um atalho para fugir das dificuldades. Tecnicamente você foi lá, mas se seu sonho era "fazer o Caminho de Santiago" seu sonho não foi realizado.
O que você não pode é trair o seu sonho. Deve ser fiel a ele, sempre tendo o cuidado de não perder de vista o fato de que ele pode ser atingido, e que o maior obstáculo será você mesmo.
Quem trilha o caminho da Magia aprende logo o que quer dizer a palavra 'dificuldade' . A dificuldade será sua companheira constante e vai se manifestar de diversas formas, até de maneiras muito inesperadas. Mas se você não se esquece de que  "o importante é ser constante"  e  "o que não me mata me fortalece"  você aprenderá também as várias formas de lidar com essas dificuldades.  São dificuldades, não são impedimentos, e não tem o poder de anular seu sonho, pois esse poder é reservado a apenas você mesmo. E, sobretudo, jamais se esqueça ou se deixe enganar : no caminho da Magia não há atalhos.
Você quer ? Você acredita ? Então você pode !
 
Um grande abraço.
Vida e Vitória.
                                                            Mago  Daniel
                                                     Anno  IX  in  Solis  Traditio
 
Escrito no Templo do Mago às 04:00 hs. do dia 16 de Outubro de 1999  a.D.

  VOLTA AO CONVERSANDO COM O MAGO