ma das coisas mais lamentáveis que um ser humano pode fazer é desperdiçar a vida com coisas supérfluas e questiúnculas sem importância, embora a maior parte das pessoas faça justamente isso.
                                      A vida é curta demais para que se perca tempo com coisas menores. Independente da  pessoa estar ou não seguindo um caminho espiritual seria interessante que ela observasse algumas das regras de bem-viver que sugerimos abaixo mas se ela estiver seguindo um caminho então tanto melhor lhe será essa observância.
                                       Vamos ver essas regras básicas :

 1ª Regra :  " Tempo é algo que a gente arranja quando quer."

                                        Comentário à Regra 1 :   é inacreditável  ver que são justamente as pessoas mais desorganizadas e desocupadas as que nunca tem tempo para nada.  Fazem o mínimo possível e se queixam da falta de tempo para justificar tudo o que deixaram de fazer.
                                         As pessoas que são realmente ocupadas sempre arranjam tempo para fazer tudo o que precisa ser feito e nem por isso as coisas saem mal feitas. Eu, por exemplo, uso um sistema de O & M  ( Organização e Método ) e sigo aquela filosofia que diz  "não deixe para  amanhã o que pode fazer hoje".  Não é inteligente deixar as coisas se acumularem para o dia seguinte. Significa sobrecarga, e convenhamos :  se a pessoa fica protelando as coisas de hoje porque acha que são tarefas demais, amanhã é que ela não vai fazer nada porque amanhã ela terá as tarefas daquele dia e mais as tarefas de hoje que ela adiou pra lá.
                                          Para a maioria das pessoas o que falta é o senso de dever.  
                                          Mormente essas coisas só funcionarão quando regidas pelo binômio  interesse + responsabilidade , ou seja , a pessoa tem que ter interesse na tarefa a ser feita e também o senso de responsabilidade para dar andamento a ela o quanto antes, senão o que se aplica é aquele outro binômio que é  preguiça + acomodação.  Em suma, o que estou tentando explicar é que quando a pessoa quer ela arranja tempo para fazer tudo o que precisa ser feito. Se a tarefa é algo que não desperta o interesse da pessoa e ainda por cima é algo que se refere a terceiros ela não tem pressa, vai procrastinar  ao máximo e alegará falta de tempo. Mas o tempo é relativo.  Se você ficar 2 minutos sentado em uma poltrona extremamente confortável, contemplando uma paisagem magnífica e ouvindo uma música esplendorosa esses dois minutos parecerão ter voado e você nem notou a rapidez com que o tempo passou.  Mas se você passar esses mesmos dois minutos sentado sob a chapa ardente de um fogão a lenha aceso você perceberá a passagem de cada segundo e esses dois minutos parecerão eternos, mas no entanto serão os mesmos 2 minutos do exemplo anterior. Só o que mudou foi a perspectiva.
                                          Resumindo, você tem que descobrir os pontos positivos naquilo que precisa ser feito, e fazer logo.  Se é algo que inevitavelmente você  terá que fazer, então se desembarace logo dessa tarefa. É desse jeito que você vai descobrir que num só dia você terá uma produção bem maior do que achava que teria.  E aplicando junto o senso de responsabilidade serão tarefas bem feitas.

                               ______________________________________________________________

 

                                           Tendo assimilado o que foi explicado na primeira regra, vamos agora ver o que diz a regra seguinte :

 2ª Regra :  "Você não tem que fazer só o que gosta e sim gostar do que faz."

                                            Comentário à Regra 2 :  Deveria ser uma coisa lógica mas não é e muitas pessoas só querem fazer o que gostam, e como não conseguem ficam frustradas.  Mas se todos só fossem fazer o que gostam nós ainda estaríamos nas cavernas. Então, se não podemos fazer o que gostamos temos que gostar do que fazemos.  Um exemplo clássico :  você queria cursar Medicina mas não passou e como segunda opção pegou Direito.  Se você queria mesmo Medicina deveria tentar outras vezes o vestibular até conseguir, mesmo que isso levasse anos, mas você resolveu entrar agora, na segunda opção, que era o curso de Direito.  Se você não aprender a gostar do Direito você vai ser um estudante frustrado e futuramente um péssimo profissional.  Ora, se não foi possível fazer o que gosta, então goste do que faz. Além do que você teve opções.
                                             Esse exemplo dos cursos é só um dentro de um universo de coisas que nos acontecem.  Na sua empresa você queria ser transferido para o setor X, mas foi transferido para o setor Y :  se lá chegando você mostrar que não gosta daquilo não deve ser descartada a possibilidade de uma demissão, mas se aprender a gostar do que vai fazer passa a haver amplas chances de mais adiante conseguir a transferência que desejava.
                                             O raciocínio é muito simples :  se é para fazer as coisas de má vontade é melhor não fazer nada. O que não pode é essa forçação de barra onde a pessoa está frustrada, insatisfeita mas insiste em continuar fazendo aquilo que tanto lhe desagrada.  ela tem opções :  ou deixa essa atividade arcando com as consequências desse abandono ou passa a gostar daquilo, descobrindo os pontos positivos.
                                             Todos nós já tivemos o desprazer de sermos atendidos por funcionários visivelmente descontentes, especialmente no setor público, e é uma experiência desagradável.  Uma pessoa assim não é frustrada e desagradável apenas no local de trabalho :  ela é assim fora dali também, com a família, amigos, etc.  Tem na aura dela um componente desagradável que afasta as pessoas e faz com que se sintam incomodadas as pessoas que tem o desprazer de conviver com um indivíduo desses.  É o chamado Aroma, uma carga negativa. Será uma pessoa sem luz, azeda, muito antipática.
                                             Na verdade é uma masoquista porque ela também tem opções, e se precisa do emprego para sobreviver então seria melhor se ela fizesse dele uma tarefa agradável pois se ela o encara como um tormento isso acarreta uma série de consequências, uma pior do que a outra, o que vai causando prejuízos cada vez maiores.
                                             O que foi relatado aqui se aplica a todas as situações do cotidiano. Não estou pregando o conformismo e sim explicando que devemos usar aquela máxima que diz que se a vida lhe deu um limão, faça uma limonada, pois se ficar se remoendo e se lamentando por não estar fazendo o que gostaria de fazer você vai é piorar a situação muito mais. 

                                 ______________________________________________________________

                                             Vamos à próxima :

 3ª Regra : "Sem auto-estima a alma desanima."

                                               Comentário à Regra 3 :   uma pessoa que não gosta dela mesma tem o direito de esperar que os outros gostem dela ?  Mas o que mais se vê por aí são pessoas que não se gostam e se queixam de falta de estima da parte dos outros.  Isso não está certo. 
                                                Antes de passar a ter a ambição de ser pessoa estimada pelos outros você tem o dever de estimar a si mesmo.  Vamos pegar o exemplo da pessoa que não se cuida.  É aquela pessoa que não se arruma, não se cuida e ainda ganhou muito peso.  Ela dá todos os sinais externos de desdém para consigo própria mas logo em seguida se achará abandonada, dirá que ninguém gosta dela, etc., e todo aquele discurso do carente-magoado.  Mas o fato é que ela pôs a ela mesma em segundo ou terceiro plano, não manifesta preocupação pessoal nem com a aparência e portanto não tem direito de cobrar estima de ninguém. 
                                                Nossa Ordem se refere a essa classe de pessoas como almas-mortas.  São aquelas pessoas que não vivem, apenas existem, vegetam, olham no espelho e detestam o que vêem ali.
                                                 Aprender  a gostar de si mesmo é uma coisa realmente difícil para essas pessoas que não se gostam, mas quando elas descobrem e exploram seus pontos positivos e começam a se gostar as coisas mudam na vida dela como num passe de mágica. A pessoa insatisfeita com ela mesma  às vezes desenvolve mecanismos para angariar o afeto dos outros e em geral faz isso sob a forma de piedade e comiseração, ou seja, ela se faz de coitada e não se importa que os outros sintam pena dela, desde que manifestem alguma afeição.  Uma pessoa que chega a esse ponto é realmente digna de pena, é um espírito pequeno.
                                                  Entenda o seguinte :  você está nesse corpo, ele é seu até o fim e você tem que aceitar isso.  Se você está descontente com algo que pode ser mudado, mude então. É como fazer uma reforma na casa.  Se você  tem que morar ali, você pode fazer umas mudanças internas, pode mudar a decoração, pode fazer uma pintura nessa casa, umas reformas, mas não pode mudar de casa.  Então, já que tem que morar ali, more bem,  mas se vai ficar descontente ao invés de mudar o que não está bom você será um morador infeliz, e sendo um morador que não esconde sua infelicidade isso afasta os vizinhos e você não recebe visitas. É isso que você quer para a sua vida ?  Goste de você que a sua vida se transforma.

                                  ______________________________________________________________

 

 4ª Regra :  "A palavra pode ser de prata mas o silêncio é de ouro."

                                                  Comentário à Regra número 4 :   ao longo dos meus trabalhos eu já escrevi que fazendo uma retrospectiva eu constatei que uns 90 % dos grandes problemas que eu tive na vida aconteceram em função de coisas que eu disse.  Foram comentários inoportunos, críticas no momento errado, discussões que não deveriam ter ocorrido, enfim, sempre coisas que não teriam acontecido se eu tivesse ficado de boca fechada.  E isso vale ou deveria valer para todos : pense antes de falar algo e pondere, especialmente, se o que vai dizer vale a pena ser dito. Quando pegar o jeito você vai notar que muito do que você dizia era composto de supérfluos que na melhor das hipóteses não contribuiam com absolutamente nada mas que em geral podiam se voltar contra você e lhe criar problemas.

                                  ______________________________________________________________


 

 5ª Regra :  "A vida particular dos outros não me diz respeito."

                                                   Comentário à Regra  5 :   isso é um problema grave.  Muitas pessoas não dão conta de suas próprias vidas mas sempre acham tempo para se preocupar com a vida  dos outros.  Isso é uma coisa que às vezes deixa a esfera do micro e vai para o macro onde se vê que há países cheios de problemas internos mas que ficam interferindo em questões de outros países, o que ocasionalmente os leva à guerra.  Entre as pessoas se dá o mesmo, onde amizades de longa data podem chegar ao fim porque uma delas se dedica a fiscalizar os atos da outra e obviamente ninguém gosta dessas atitudes invasivas.  Tudo aqui vai se resumir em algo bastante simples :  cuide de sua própria vida e deixe que o outro cuide da dele. Você não iria gostar de ter alguém  observando e bisbilhotando a sua vida, então considere que ninguém iria gostar disto.
                                  _______________________________________________________________


 

 6ª Regra :  "Se outros puderam eu também posso."

                                                     Comentário à Regra  6 :  tem uma norma geral que diz que depois que alguém fez algo qualquer pessoa também pode fazê-lo.  Obviamente que dependendo do que se trate a repetição de um determinado feito vai depender de um grande empenho mas o que queremos demonstrar é que qualquer feito pode ser repetido por outras pessoas.
                                                      Se você está vendo que uma pessoa fez algo que você gostaria de fazer também você tem que se empenhar para poder repetir o feito.  Às vezes nem são cosias muito grandes mas mesmo assim você apenas inveja mas não se mexe para tentar fazer a mesma coisa.  Se uma pessoa conseguiu  realizar determinado ato isso abre um precedente para que qualquer outra pessoa também o faça, desde que, é claro se dedique a atingir esse objetivo. Só o que você não deve fazer NUNCA é aderir à linha do "coitadismo",  aquela que é usada como auto desculpa para justificar  a própria acomodação e que diz  "
todo mundo consegue fazer a coisa X, só eu que não !" Se isto está acontecendo deve ser porque voe não tem maiores interesses em conseguir ou não está se esforçando o suficiente.  Mas que fique claro, de novo :  seja o que for, se aquele ali conseguiu fazer, você também pode.

                                   _______________________________________________________________


             

 7ª Regra :    "Nem tanto à terra, nem tanto ao mar."



                                     _____________________________________________________________


           

 8ª  Regra :   " Coagula  et  Solve."



                                      _____________________________________________________________


 

 9ª  Regra :  " Aprenda a dizer Não e a dizer Sim nas horas certas."




                                      ______________________________________________________________


 

 10ª  Regra :  "Aprenda a se livrar das coisas que não acrescentam mais nada."


                                                            Comentário à Regra 10 :   há pessoas e coisas  que em dado momento estão é sendo um atraso de vida para você.  É  aquele excesso de roupas que você não usa e que lotam os seus armários, e também aqueles amigos inúteis que só lhe trazem problema e aborrecimento. Nas duas situações é o caso de perguntar : o que é que você quer com isso ? Livre-se dessas tranqueiras o quanto antes e você vai ver que a sua vida vai começar a fluir bem melhor.  Fique claro que não é nossa intenção fazer uma comparação direta entre roupas e pessoas e dar a entender que as pessoas são descartáveis, nãose trata disto, em absoluto. Mas de fato há pessoas que, como no caso daquelas roupas do armário, não lhe acrescentam nada,  estão apenas retendo uma energia velha que não só não vai lhe ajudar em nada como ainda vai lhe atrapalhar.  Se você limpar esse armário e mandar as roupas velhas adiante, a energia se renova e você terá espaço para receber roupas novas.  Se você limpar a  sua vida e mandar os amigos inúteis adiante isso renovará a energia e vai lhe possibilitar o surgimento de novas pessoas com quem valha a pena uma relação.

 

                                                                     

                                            

 

 

VOLTAR GIRANTE.GIF (15720 bytes)      INDICE