que se
pode falar a respeito de São Bento será sempre pouco, dada a riqueza de sua
vida espiritual. Talvez já bastasse dizer que sua influência foi tal que ele
é o Santo Padroeiro da Europa, é Pai do Monaquismo Ocidental (modelo
padrão estabelecido para todas as Ordens da Igreja) e também Patriarca
dos Monges Cristãos do Ocidente.
Não vou aborrecer o leitor com detalhes bibliográficos que certamente
poderão ser pesquisados de acordo com a conveniência. Vou me ater a
citar determinados fatos, que são os que motivaram a presença deste capítulo.
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São Bento, como retratado em desenhos e
pinturas, lembra muito a figura clássica de um mago. E sua biografia não
deixa dúvidas que ele tinha tudo para ser um.
Recomendo ao leitor que busque ler a respeito da vida deste santo e verificar
que sua vida está repleta de situações e incidentes que mostram que ele sabia
pôr Forças Superiores em movimento, conhecia os princípios de diversas Leis
Universais e possuía e utilizava vários dons, dentre eles o do desdobramento
astral tangível, técnica extremamente difícil e que por suas características
tem sido erroneamente chamada de "bi-locação".
Tinha também o dom da cura e o Papa São Gregório Magno relata uma ocasião em que São Bento "ressuscitou um monge morto quando o demônios esteve no mosteiro e vendo que os irmãos construíam uma parede a derrubou e as pesadas pedras destroçaram um jovem monge, matando-o." São Bento mandou que o levassem para sua cela, e o fizeram num lençol pois o corpo estava esmagado, e orou sobre o corpo fervorosamente. Algumas horas depois o jovem monge levantou-se totalmente regenerado e sem nenhum ferimento, e São Bento mandou que ele voltasse ao trabalho. |
Está relatado também que era clarividente, pois sabia, há quilômetros de
distância, exatamente o que seus monges estavam fazendo. E por duas vezes
descobriu que tentaram matá-lo com veneno, no pão e também no vinho. Numa
dessas ocasiões mostrou ter o dom de se comunicar com os animais pois no dia em
que monges revoltados com seu rigor tentaram matá-lo com um pedaço de pão
envenenado o santo recebeu um insight sobre o veneno e então chamou um corvo
que entrou voando até a mesa e ordenou ao corvo que pegasse aquele pão e o
jogasse longe, em um local onde ninguém pudesse encontrar e se envenenar, e o
corvo obedeceu. Aliás, esse episódio foi tão marcante que consta nas
biografias de todos os monges que o acompanhavam e que mais tarde seria santos
da Igreja, e a figura do corvo está gravada na Medalha de são Bento, ao lado
da imagem do santo, para lembrar o episódio do veneno.
A seguir, os monges rebeldes que a respeito do "Ora
et Labora" só queriam saber do "Ora" tentaram matar
o santo com veneno outra vez, oferecendo-lhe uma taça de vinho envenenado.
Pouco antes de beber o santo teve outro insight, um aviso mental e pôs a taça
sobre a mesa, recitou a fórmula "se é o
Mal o que me ofereces, bebe tu mesmo teus venenos" e fez o sinal
da cruz sobre a taça, que imediatamente se partiu. Esse fato também foi
amplamente narrado por seus contemporâneos tornados santos mais tarde e esse
episódio da taça também está gravado na Medalha, onde está São Bento no
meio, a taça quebrada de um lado e o corvo com o pão no outro, como mostrarei
ao leitor mais adiante. Também em muitas outras
representações e desenhos de São Bento aparece a taça quebrada e o corvo,
como na figura abaixo :
Quando o mosteiro estava sendo construído, souberam que aquele lugar tinha sido
um templo pagão pois a estátua de um deus estava ali. Removeram a
estátua e a seguir os monges queriam remover a pedra que servia de altar para
aquele ídolo, mas embora não fosse uma pedra grande, ela simplesmente não
saía do lugar. Chamaram o Abade Bento e ele viu que a pedra estava sendo
segurada ali por demônios pagãos. São Bento tocou na pedra e ordenou que os
demônios se retirassem, ao que foi obedecido e a pedra removida. Embaixo dela
havia um ídolo de bronze representando um deus pagão. São Bento mandou tirar
aquela estátua e jogá-la longe, e ela foi parar perto da cozinha, onde então
os relatos dizem que chamas espectrais saiam da estátua assustando a todos,
até que São Bento foi a ela e ordenou que os demônios que estavam fazendo
aquilo cessassem e fossem embora, o que aconteceu.
Em meio a meditações profundas, rodeado por nuvens de incenso e inspirado por leituras sacras São Bento tinha contatos diretos com o Espírito Santo. Ele fazia disto um ritual diário, mas antes de suas meditações ele se dedicava ao trabalho árduo do cotidiano do mosteiro, onde trabalha de igual para igual com os monges, embora deles fosse o Abade. Após trabalhar ele se dedicava às leituras, meditação e orações, vindo daí o lema dos beneditinos que é o Ora et Labora, que significa Ora e Trabalha. Isso quer dizer que ele era contra a existência de Ordens onde tudo se resumia a orar. Na Ordem que ele fundou era e é preciso trabalhar muito, em paralelo às atividades espirituais. É para que o homem não esqueça que além do espírito ele também é corpo físico e ambos tem de ser exercitados. |
Há um relato que diz que um dos monges estava trabalhando com suas enxadas na
beira do lago quando a lâmina da enxada soltou-se do cabo e caiu no lago. O
monge foi falar com o Abade Bento e este foi com o monge até a beira do lago,
onde São bento simplesmente pegou o cabo da enxada e tocou a água e
concentrou-se alguns instantes, e ao retirar o cabo da água a lâmina estava de
volta, como se nem tivesse saído. Bento devolveu a enxada ao monge e
disse-lhe : "volta ao trabalho", como se aquele episódio fosse coisa
comum.
Em outra ocasião aconteceu que um menino chamado Plácido (mais tarde São
Plácido) foi buscar água no lago e desequilibrou-se e caiu, sendo
arrastado pela correnteza. Nesse exato momento, São Bento que estava no
interior do mosteiro orando, simplesmente parou e chamou um monge e lhe disse:
"irmão Mauro, vai depressa ao lago porque o menino Plácido caiu
nele." O monge disse que não sabia nadar e o santo disse que fosse
mesmo assim, confiasse em Deus e não duvidasse de sua fé. O
monge fez e ao entrar no lago simplesmente não afundou e foi caminhando sobre a
água até onde estava o menino como se a água fosse terra firme e o retirou,
levando-a para o mosteiro. Após recobrar-se do susto o menino disse que
ao olhar para o monge que veio correndo sobre a água salvá-lo ele não viu a
imagem do irmão Mauro e sim o próprio São Bento. Esse episódio é narrado
por São Mauro, São Gregório Magno e está em A Vida de São Plácido
(De Placii Vitae).
Consta também que São Bento era um grande exorcista e que ao ver um demônio ele o golpeava como se fosse criatura física. Muitas vezes pessoas possuídas por espíritos malignos eram levadas à presença do santo e ele ordenava que os espíritos saíssem. Quando não o obedeciam ele golpeava a pessoa com seu cajado e esbofeteava a pessoa como se atingisse o espírito e não a vítima, e então os espíritos deixavam o corpo. Sua irmã, santa Escolástica, relata que por duas ocasiões viu que após alguns golpes os espíritos deixavam o corpo da vítima como se tivessem levado uma surra, alguns saiam rastejando, pois nas mãos do santo e no cajado estava a força do Espírito Santo e era isso que atingia os ditos maus espíritos. |
Mas dentre todas as coisas impressionantes relacionadas ao santo está a sua Medalha. A Medalha de São Bento é um objeto mágico
impressionante.
Antes de mais nada, mesmo a alguém de poucos conhecimentos esotéricos, basta
olhar para ver que fica muito claro que aquela medalha na verdade é um
Pantáculo perfeito. Após terminar de ler este capítulo convido o leitor
a visitar o capítulo sobre pantáculos, para que se façam as comparações. E o fato de se tratar de um pantáculo e feito por um
santo da importância de São Bento torna esse objeto realmente algo muito
interessante.
Observe a Medalha de São Bento, frente e verso :
Aqui cabe um pequeno esclarecimento. Diferente do que muitas e
muitas pessoas achavam, nessa Medalha a parte em que está o santo é o VERSO
da Medalha, sendo a frente a parte em que está a cruz.
Tem sido motivo para muita confusão o fato das pessoas presumirem que a
frente fosse onde se vê a figura do santo, e a bem da verdade até que seria
mesmo de se supor que fosse assim, mas na verdade a frente da Medalha é onde
tem a cruz.
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Explicarei agora o simbolismo dessa Medalha.
Na parte da frente, no alto, está a palavra PAX,
que significa PAZ.
Ao lado de cada braço da cruz h á uma letra, onde temos S
C P B. Significa, em latim, Crux
Sancti Patris
Benedicti , que em Português significa
Cruz do Santo Pai Bento.
Dentro da cruz, na vertical, estão as letras :
C
S
S
M
L
Em latim significa Crux
Sacra Sit
Mihi Lux
, que em Português significa : " A cruz
sagrada seja a minha luz."
Ainda dentro da cruz, na horizontal, temos as letras :
N D S M D
Em latim significa Non
Draco Sit
Mihi Dux,
que em Português significa : " Não seja o
dragão o meu guia."
Ao redor da cruz, circundando a borda temos um agrupamento grande de letras, da
direita para a esquerda, que são :
V R S N S M V S M Q L I V B
Em latim são duas frases que dizem Vade
Retro Satana
; Nunquam Suade
Mihi Vana
; Sunt Mala
Quae Libas
; Ipse Venena
Bibas, que em
Português significam : "Afasta-te,
Satanás; nunca me aconselhes tuas vaidades ; a bebida que me
ofereces é o mal ; bebe tu mesmo os teus venenos."
Todas as frases reunidas formam versos latinos que são a fórmula de exorcismo
de São Bento :
Crux sacra sit mihi lux,
non draco sit mihi dux.
Vade retro satana,
nunquam suade mihi vana.
Sunt mala quae libas,
ipse vena bibas.
Que é :
A santa cruz seja a minha
luz,
não seja o dragão o meu guia.
Afasta-te satanás,
nunca me aconselhes tuas vaidades.
A bebida que me ofereces é o mal,
bebe tu mesmo os teus venenos.
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Apresento aqui uma foto ampliada da Medalha, onde em primeiro plano está a
parte de trás com a imagem do santo, e a seguir a parte da frente, a respeito
da qual já tratamos.
Eis aqui a ampliação :
São Bento está segurando a cruz. Com a outra mão ele segura as Regras, as
famosas regras beneditinas. Atrás dele, à esquerda está a taça quebrada e à
direita está o corvo ao qual nos referimos acima.
Circundando toda essa face está uma inscrição que, traduzida, significa :
"Que na hora da nossa
morte, a sagrada cruz seja nossa salvação".