a minha
formação espiritual a influência dos escritos e condutas de alguns
santos católicos foram de importância capital.
Não se leve em consideração aqui o fato de se tratar de santos católicos, e
sim das obras que os elevaram a essa condição. Muitos deles tiveram
vidas notáveis, pelo exemplo, espiritualidade e intelectualidade e deixei-me
levar por seus exemplos. À parte a questão religiosa, o fato é que existiram
homens e mulheres que foram iluminados e sempre serão um exemplo a ser
seguido.
Um desses exemplos que teve grande influência no meu caminho foi Santa Teresa
de Ávila, mulher notável, à frente do seu tempo e talvez também do nosso. Foi
declarada Doutora da Igreja, e eu sou fã dessa mulher fantástica.
Ela foi a Reformadora do Carmelo, fundadora das Carmelitas Descalças, em uma
época em que a mulher não tinha voz ativa para nada. Uma mulher fundar um
mosteiro era algo impensável no século 16, mas ela o fez e também conseguiu,
após ser canonizada, receber o titulo de Doutora da
Igreja, porque seus escritos são verdadeiros guias de espiritualidade e
de conduta moral. Tratava-se de uma intelectual, num período em que
pouquíssimas mulheres sabiam ler a as próprias Rainhas da Espanha eram
analfabetas. Santa Teresa de Ávila e Santiago de Compostela são os
santos padroeiros da Espanha.
Teresa tinha convulsões, êxtases, quando então ela conversava com Deus
diretamente. E Ele lhe dava todas as instruções para a criação dos seus
mosteiros e foram justamente esses contatos com Deus que fizeram com que ela
fosse denunciada e tivesse de se explicar às autoridades da Inquisição
Espanhola, que durante anos a estudaram e analisaram para decidir se os contatos
eram com Deus ou com o Demônio. Muitos religiosos lutaram muito para que
Teresa fosse queimada como herege, mas não tiveram êxito.
Ela tinha êxtases em que levitava na presença de todos, inclusive das
autoridades da Inquisição. Escreveram ao Papa para relatar esse fato.
Nasceu em 28 de Março de 1515 e se chamava Teresa de Cepeda y Ahumada, filha de
uma das mais nobres famílias da cidade fortificada de Ávila. Desde pequena foi
habituada à leitura e tinha fascínio pelos romances de cavalaria, muito
populares na época.
Ingressou no Convento da Encarnação, em Ávila, na esperança de ter ali uma vida dedicada à contemplação da divindade mas foi surpreendida com o que ficou conhecido como "regras mitigadas" , onde os conventos tinham autorização papal para praticamente serem abertos ao público, que frequentava o interior do lugar, conversavam com as freiras, faziam festas, música, etc. e isso a aborrecia porque ela buscava o recolhimento espiritual do Carmelo original mas a regra mitigada foi um afrouxamento dessas regras das primeiras carmelitas. |
Teresa não se adaptava a isso. O ambiente dos conventos não era de
recolhimento, era de festa. Inclusive acontecia algo que Teresa condenava
: quando uma família nobre tinha uma filha que não se casava, ou que era
uma filha-problema ou quando simplesmente queriam se livrar da moça a família
a mandava para um convento e a moça, sendo de família nobre, podia levar junto
até duas criadas, para que continuassem a servi-la. Assim, dentro desses
conventos haviam moças ricas que tinham empregadas que lhes faziam todos os
serviços, de maneira que a moça só precisava comparecer à capela de vez em
quando para as rezas, e no mais podia ficar circulando pelo convento enquanto
suas criadas lavavam suas roupas e lhe preparavam as refeições. Na verdade
esses conventos eram para essas moças ricas como se fossem hotéis. Isso
acontecia porque para ser admitida num convento a moça precisava pagar um dote,
proporcional ao poder financeiro da família e quanto mais rica a família maior
o dote e como os conventos viviam de recursos externos eles não recusavam essas
moças. O dote era anual e era preciso manter essas moças no convento, por isso
pediu-se e o Papa concedeu autorização para a criação das Regras Mitigadas,
para que essas moças se sentissem em casa e continuassem no convento.
Teresa achava isso o cúmulo e em dado momento, após longo período acamada
devido a um estado de fraqueza geral onde ela dizia que Deus falava com ela
frequentemente ela passou a pôr em prática a idéia de fundar um convento que
usasse as regras do Carmelo original, ou seja, com toda a rigidez que uma vida
monástica de contemplação exige.
Ela teve muita ajuda mas também inimigos poderosos, porque qualquer poder que
uma mulher tivesse (especialmente dentro da Igreja) era visto como uma ameaça.
O problema principal era a falta de recursos. Todo convento vivia de
doações mas para dificultar a vida dela as autoridades religiosas impuseram
que só seria concedida autorização para a fundação desse convento se
ele tivesse recursos próprios, para não viver exclusivamente de
doações. Nesse ponto Teresa afirmava que Deus lhe disse que
"dinheiro não faltará". E ela disse uma frase que poucas
pessoas entenderam ou não quiseram entender. Ela disse : "Eu
sozinha não sou nada ; eu mais a minha fé sou poderosa ; eu, minha fé e muito
dinheiro sou invencível".
E aconteceu que seus irmãos, que estavam no Peru colonizando o Império Inca
eram comandantes porque eram filhos de uma poderosa família e ao receberem
carta de Teresa pedindo ajuda financeira lhe mandaram todo o dinheiro que
ela precisava, e um dos irmãos, que chegou a ser Tesoureiro do Vice-rei
mandou-lhe ainda mais dinheiro, suficiente para a fundação de um convento
ainda maior. Esse irmão morreu logo depois, nas frequentes rebeliões e motins
entre as tropas de ocupação do Novo Mundo.
Não pretendo elaborar aqui uma extensa biografia de Santa Teresa, e sim
explicar qual a sua influência na minha vida espiritual e por quais razões a
recomendo a todos os que cultivam sua espiritualidade.
Teresa de Ávila escreveu obras de inestimável valor literário e espiritual, não apenas para o clero mas a toda pessoa em busca de seu caminho de espiritualidade. Entre as suas obras mais clássicas estão CAMINHO DE PERFEIÇÃO e O CASTELO INTERIOR, obras em que ela ensina o que se chamou de oração silenciosa. Ela ensina como se reza, como se estabelece esse contato com Deus, como se deve proceder para uma vida plena de espiritualidade e especialmente, como ser uma pessoa melhor. Ela explica como a pessoa deve se conduzir no seu dia-a-dia, de que maneira falar diretamente a Deus, como compreender o que Ele responde e como fazer com que a vida valha a pena ser vivida. |
Um detalhe que de forma alguma pode passar despercebido : Santa Teresa de
Ávila foi a mentora e companheira espiritual de São João da Cruz, que no
mosteiro masculino tinha os mesmos problemas que ela tinha no convento e então
os dois resolveram fazer a Reforma. São João da Cruz seguiu as instruções de
Teresa e foi o reformador dos Carmelitas Descalços masculinos. Aliás, aqui
nesta homepage há um capítulo sobre São João da Cruz, que tinha com Santa
Teresa de Ávila a mesma ligação espiritual que São Francisco de Assis tinha
com Santa Clara.
Sem medo de errar pode-se dizer que Santa Teresa de Ávila praticamente
transformou São João da Cruz no gigante espiritual que ele viria a se tornar
em seguida, e as obras dele também são altamente recomendadas.
Teresa falava com Deus em voz alta e dizia que ele lhe respondia. Teresa ia
pessoalmente, de mula e carreta , fundar novos conventos pela Espanha e numa
ocasião, depois de uma longuíssima viagem cheia de todo tipo de dificuldades
em que pretendia ir à cidade de Burgos ela não estava conseguindo atravessar o
rio Arlazon porque ou as rodas da carroça atolavam ou a correnteza era forte
demais por causa das fortes chuvas que não paravam de cair. Em meio a toda essa
dificuldade Teresa olhou para o céu e disse : "Senhor, porque tantas
dificuldades no caminho se estou cumprindo Tuas ordens ?"
. Deus respondeu : "Teresa,
não sabes que é assim que trato aos meus amigos ?"
e Teresa retrucou : "Ah, Senhor, então
é por isso que tens tão poucos !"
Durante sua vida Teresa fundou 15 conventos de Carmelitas Descalças. Hoje são
mais de 830. Ela morreu serenamente em 1582, na cidade de Alba de Tormes.
No dia seguinte religiosos de Ávila foram ao seu túmulo e roubaram seu corpo,
para sepultá-lo em Ávila, alegando que ela havia nascido lá. Os duques de
Alba replicaram , dizendo que ela morreu em Alba de Tormes e deveria ser
sepultada lá, e por isso trataram de roubar o corpo de volta e o levaram para
Alba. A disputa pelo corpo da santa virou contenda judicial e o Papa
decidiu a favor dos Duques de Alba porque eles eram Grandes de Espanha e
Defensores da Fé Cristã.