Inicialmente, um esclarecimento quanto à grafia. O nome às vezes
aparecerá como Ordem de Argantos, outras vezes como Tradição de Arganthus,
mas as duas grafias estão certas e se deve ao fato de que Arganthus
é a forma latina, e Argantos
a forma traduzida, mas ambas as
formas estão corretas e podem ser usadas.
A Ordem tem seus primeiros registros datados do fim do século XV. Ela nasceu sob a
influência da Igreja quando religiosos progressistas passaram a estudar e
discutir entre si os tesouros literários que a Igreja mantinha em fabulosas
bibliotecas espalhadas pela Europa. E muitos livros considerados como
espiritualmente perigosos foram estudados às escondidas, e eram considerados
assim porque traziam ensinamentos, doutrinas e opiniões que contrastavam
com as imposições político-religioso-sociais da época.
Mais tarde a Ordem foi muito influenciada pelos jesuítas, que eram uma
Ordem religiosa que havia nascido a pouco tempo, fundada por Santo Inácio
de Loyola. E com a influência da Companhia veio também uma forte influência
templária. Deve ficar claro que a Ordem de Arganthus não é nem nunca foi uma
Ordem da Igreja, tendo sido apenas influenciada na época de sua fundação. E mais
do que dos jesuítas a nossa Ordem recebeu forte influência etrusca.
Hoje a Ordem tem sede na Europa, e Abadias e Comendadorias espalhadas pelo
mundo. Mas como um todo ela é uma Ordem relativamente pequena - se
comparada com algumas Ordens-irmãs - e devotada
às suas tradições e respeitada pelas outras Ordens ancestrais, e o
respeito é mútuo.
A Ordem é iniciática, e tem autoridade para conceder carta-patente (
aval ) para a fundação de outras Ordens. É que uma Ordem nova só tem o
reconhecimento oficial das demais se pelo menos uma Ordem ancestral lhe conceder
carta-patente. Se nenhuma concedeu autorização essa nova Ordem não tem reconhecimento e
não será levada à sério. Para que se tenha uma idéia, durante todo o século 20
não foi emitida NENHUMA Carta-patente, portanto veja-se a quantidade de
falsas-ordens que proliferaram nesse período e continuam assolando.
A Ordem de Arganthus segue ambas as Tradições, do Sol e da
Lua, concede graus iniciáticos nos Círculos Internos e realiza a investidura
ao Grau de Mago aos seus Iniciados que seguiram os ritos, juramentos e
procedimentos do Discipulado e faz as Ordenações. ( Você quer saber mais sobre as Tradições do
Sol e da Lua ? Clique aqui.
). Mas de um modo geral pode-se dizer que a Ordem está estruturada na
Tradição do Sol.
Ela está fundamentada na obediência ao Código de Ética, que é ditado
pelo
FLAMMENS LITTERA ARGANTIA MAGNA
DOUTRINAE, o Livro de
Arganthus, que significa Letras de Fogo da Alta Doutrina de Argantos. O
Postulado Moral está nas Doutrinas da Cobra de Ferro.
O período mínimo para o Discipulado é de 5 anos, podendo ser maior, mas em
nenhuma hipótese menor. Eu fui discípulo por 7 anos, embora eu já estivesse
pronto com 5. Não me achei preparado para a Iniciação e usei uma prerrogativa
que me dava o direito de pedir adiamentos, tantos quantos eu achasse
necessários.
Como acontece em todas as Ordens sérias, na Ordem de Arganthus o único meio de
admissão ao Discipulado é por convite de um Iniciado da Ordem, que só
pode fazê-lo depois de longa observação e ter constatado que o candidato
preenche os requisitos estabelecidos por ele e pela Ordem. O passo
seguinte é propor esse candidato ao Conselho, que então poderá aprovar ou
negar. Para que seja negado basta que um membro da Assembléia vote NÃO.
As admissões tem de ter aceitação plena da Assembléia.
O Iniciado que assume um discípulo será, perante a Ordem, responsável pelos
atos dele até o momento da Investidura, ou seja, será responsável até a
Iniciação daquele discípulo, e é por esta razão que um Mestre da Ordem só
propõe candidato a discípulo quando conhece muito bem esse candidato. O
Mestre sabe que poderá vir até mesmo a ser expulso da Ordem em função de
atitudes de seu discípulo, embora uma tal situação seja extremamente rara,
além do fato de existirem punições que são piores que a expulsão.
Muita gente me escreve e sempre pergunta a mesma coisa : "Posso ser seu
discípulo ?" Se essa pergunta fosse feita a um vigarista
e / ou a um desses pseudo-magos a resposta seria sim, e a seguir seriam feitas
as exigências financeiras de praxe, porque para eles é só essa a parte que
interessa.
Sempre que essa pergunta é feita a mim eu explico que não é dessa maneira que
essas coisas acontecem e recomendo que essa pessoa pare de ficar perguntando
isso a pessoas que ela nem conhece, porque da mesma forma que perguntou a mim
deve ter perguntado o mesmo a outras pessoas. Esse desespero por um Mestre
vai acabar atraindo um "mestre"
. Se estabelecerá aí a velha e conhecida Lei da Oferta e da Procura, que
estabelece que se há alguém querendo comprar sempre vai ter alguém querendo
vender.
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ADVERTÊNCIA : seguidamente pessoas me contactam para perguntar se determinado sujeito é ou não membro da nossa Ordem porque o mesmo afirma que sim mas apresenta um comportamento não condizente com o que alega. Informo que pode-se contar nos dedos de uma só mão os Iniciados da Ordem que estão no Brasil, e sempre que alguém vier a você dizendo ser membro da nossa Augusta Ordem mas mostrar interesse em convidar você para ser discípulo e, pior ainda, se vier falando em dinheiro a título de pagamentos e taxas, tenha a plena certeza de que se trata de mais um vigarista que circula por esses caminhos do esoterismo. Não dê a ele nenhuma conversa nem nenhum pagamento. NENHUMA Ordem autêntica nem seus Iniciados saem por aí buscando membros abertamente, e os convites não são feitos dessa maneira repentina. Um Iniciado verdadeiro que esteja em busca de um discípulo pode levar vários anos sondando e estudando candidatos em potencial e eles nem vão saber que estão sendo observados há tempos. Portanto, se esse sujeito que você conheceu a pouco tempo (pior ainda se foi de forma virtual) já vem falando em ter você como discípulo ou de alguma forma se identificando como Iniciado procurando discípulo saia de perto dele pois esse sujeito vai roubar você de várias maneiras. Especialmente a Internet está repleta de embusteiros, charlatões e vigaristas sempre prontos a explorar incautos, especialmente os que estão sempre buscando um mestre. Na nossa Ordem todos se conhecem entre si, e mesmo assim um desses vigaristas tentou convencer a mim que ele era um Iniciado da Ordem ! Se um desses tipos aparecer para você observe os pontos que ressaltei e logo você descobrirá que se trata de um espertalhão tentando algum golpe. Em caso de dúvida, me escreva.
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O principal símbolo representativo da Ordem é o livro aberto com uma espada
pousada em cima, ladeado por uma coroa de louros. Significa que o
Conhecimento confere o Poder, mas os louros estão ali para advertir que a
glória é transitória. O dístico da Ordem é DICERE
SEMPER VERITATEM, SED NOM TOTAM VERITATEM
, que significa "Dizer
sempre a verdade, mas não toda a verdade".
No sinete oficial completo, que só pode figurar em documentos oficiais da
Ordem, logo abaixo do símbolo está escrito
ORDO ARGANTHUS,
e abaixo está escrito
SIC TRANSIT GLORIA MUNDI.
Por causa do excesso de
informações erradas fornecidas por simplórios e vigaristas as pessoas
confundem as coisas relativas às Ordens e muito especialmente quanto à
admissão a alguma delas.
Hoje em dia é muito fácil a qualquer vigarista inventar uma Ordem,
dar-lhe um aspecto de antiguidade e passar a pôr anúncios em jornais e
revistas em busca de novos membros. Obviamente que esses novos membros
terão de pagar todas as despesas (que são sempre diversas), e então surgem as
taxas de admissão, taxa de inscrição, mensalidades e as sempre lembradas
taxas de iniciação. Isso se chama vigarice.
Para quem ainda não sabe disto, hoje no Brasil é muito mais fácil e simples
registrar uma seita do que abrir uma microempresa. Fora o fato de que a seita
tem isenção de impostos.
NENHUMA
Ordem séria pode cobrar absolutamente nada. TODAS
as Ordens sérias vivem exclusivamente de doações voluntárias de seus membros
e simpatizantes, mas JAMAIS
farão qualquer tipo de cobrança. Uma Ordem iniciática não pode visar
lucro de nenhuma espécie, ela não é uma instituição financeira.
Note-se que nessas pseudo-ordens sempre existe lá um "departamento
financeiro" , que é aquele que controla se os seus acéfalos membros
estão com seus carnês em dia ou não. Isso é um absurdo
descabido. Em uma Ordem séria a pessoa pode passar 30 anos lá dentro e NUNCA
será cobrado nada dela. Todo Iniciado sabe que sua Ordem vive de
doações e não pode cobrar nada, então normalmente esses Iniciados
fazem suas contribuições, assim como eventuais simpatizantes, que são aqueles
que sabem da existência dessas Ordens e mesmo não sendo membros desejam
contribuir com elas.
Normalmente as pseudo-Ordens costumam dizer que cobram mensalidades e
taxas "porque precisam se manter". Ora, uma Ordem que não
tenha como se manter nem deve ser fundada, porque senão ela não será uma
Ordem, será uma empresa normal que vende produtos como iniciações, títulos e
graus. Além do mais, fora essa situação que beira à vigarice (quando
não descamba para a mesma) há o fato de que em uma "Ordem"
onde se tem de pagar equivale a dizer que o Conhecimento ali tem um preço
e só pode ter acesso a ele quem tem dinheiro para comprá-lo.
Toda vez que você, leitor, se deparar com uma "Ordem" que
tem essas inerências financeiras que você tem que pagar, acautele-se,
poupe seu dinheiro e não entre. Por mais atrativa que pareça ela é
falsa.
Ordens como a de Arganthus tem mais de cinco séculos de existência e nunca se
atreveram a pôr um preço no Conhecimento e nunca cobraram nada de seus
membros.
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Aqui vou explicar o que é a Tradição de Arganthus, e principalmente o que
ela não é. Há outras organizações que também usam a designação de
Tradição, mas não é a essas a que me refiro : aqui trato só e apenasmente da Ordem a
que pertenço, referida como Ordem ou Tradição de Arganthus, as duas formas estão
corretas.
Na
Tradição de Arganthus não se pode identificar publicamente outros membros
da Ordem que ainda não tenham, eles mesmos, se identificado.
Tenho
encontrado em toda parte pessoas se dizendo fazer parte da Tradição de Arganthus mas
não é verdade. Se toda pessoa que diz fazer parte dela realmente fizesse
parte, a Tradição de Arganthus seria bem maior que a Igreja Universal. A
Tradição de Arganthus é relativamente pequena, não faz propaganda e não anda em
busca de adeptos. Pelo fato de não fazermos propaganda sempre surgem
pessoas que levantam dúvidas sobre a existência da Tradição de Arganthus mas
isso não nos preocupa pois essas pessoas, em sua maioria, normalmente não conhecem
nem as Ordens que fazem propaganda. De fato, muitos ocultistas desconhecem a Tradição de
Arganthus, que no entanto é conhecida por outros tantos. Sempre há
alguém levantando dúvidas sobre a Ordem, questionando sua existência, seus membros
ou seus dogmas. Comumente isso vem de pessoas que não tem estatura moral nem iniciática
para fazer tais afirmações, até porque ocultistas sérios jamais se atacam entre si nem
levantam esse tipo de questionamento, por saberem que nem tudo é de seu conhecimento e
que o mundo da magia tem um grande numero de entidades, Ordens e grupos que não são
necessariamente de domínio público. A Tradição de Arganthus repudia todo aquele
que pretende ser dono da verdade, principalmente porque o Ocultismo não é
propriedade e monopólio de alguém, não é uma ciência exata e cremos que não existe
uma Verdade Absoluta, e sim a Verdade de cada um. Pretensos ocultistas ignoram isso
e a prova de que não são sérios vem quando julgam se determinada Ordem existe ou se
este ou aquele é um ocultista ou não, pois eles tem a tendência a esse
comportamento que visa sempre desmerecer os outros.
A Tradição de Arganthus nasceu sob a influência da Igreja católica, a
alguns séculos. Esclareço que ela não faz parte da Igreja, apenas teve
influência desta e se originou com membros desta e depois admitiu também pessoas de
valor moral e intelectual que não eram religiosas, mas não é parte da Igreja nem
nunca foi. Mas tem acesso a vastas bibliotecas reservadas. Recebeu
também muita influência templária.
A Ordem tem mais de 500 anos e nasceu dentro do clero da Espanha e da Itália.
Temos, nos dias de hoje, um Grande Chanceler (na Espanha), um Grande Prior
(na Itália), um Abade-Geral para a América Latina (na Argentina) e um
Grande Comendador, para o Brasil, além dos Altos Comissários, etc., até
chegar aos Cavaleiros, onde me incluo (este é o organograma de funções. Todos
tem o grau de Mago). Há as Abadias e as Comendadorias (Lojas), que só
podem funcionar se tem um mínimo de 12 Iniciados.
A Ordem se subdivide em grupos de estudo e pesquisa, cada qual dedicado ao estudo de temas
específicos, depois dividem entre si os seus progressos. Apenas para fazer uma
comparação que melhor explique, cada um tem uma afinidade (analogia) com uma Ordem
religiosa cristã. Assim, por exemplo, um estuda muito a simbologia cristã, visando
desvendar a linguagem do mundo, que Jung chamou de inconsciente coletivo, é muito
contemplativo : esse grupo de estudos tem afinidade com os Franciscanos e os Trapistas. Já outros são mais dedicados ao estudo da Alma, ao
desenvolvimento dos poderes e à compreensão das Leis Naturais : são mais ligados
ao estilo dos Jesuítas.
São bastante usados os Exercícios Espirituais de Santo Inácio
de Loyola e também usamos bastante os exercícios previstos
por São João da Cruz em A Noite Escura da Alma e A Subida do Monte Carmelo. Na Tradição de Arganthus os
membros são como soldados da fé, assim como o são os Jesuítas para os
católicos. Tenho, particularmente, muita simpatia pelos Jesuítas, apesar de que em
outros tempos eles foram mal orientados e levados a praticar atos que não são inerentes
à sua natureza. Nós lemos muito, todos os gêneros de literatura.
Quando dizem que os Magos da Tradição de Arganthus sabem fazer chover, ventar,
provocar granizos, etc., muitas vezes isso pareceu tratar-se de força de expressão,
figura de linguagem ou exagero, mas não é nem uma coisa nem outra. É verdade.
Agir sobre os Elementos faz parte do treinamento e é objeto dos estudos.
Podemos fazer chover, porém não se trata de chuvarada ou temporal. Apenas causamos
precipitação, de forma que é chuva, molha mesmo, não vai acabar com a seca nem
inundar lugar nenhum. O mesmo acontece quando dizem que podemos fazer ventar :
produzimos vento, mas não é um tornado, não é vento que vai derrubar
alguém. Vamos dizer que sejam rajadas de vento.
Há
também a invisibilidade, mas aqui deve-se explicar que não se trata de ficar
literalmente invisível. Trata-se, sim, se estar presente em um ambiente mas não ser
percebido por quem mais estiver ali. Simplesmente não nos percebem, mas não estamos
invisíveis. É a imperceptibilidade, que é algo distinto da invisibilidade.
A Tradição de Arganthus tem exercícios que os Mestres prescrevem a seus
discípulos. Há exercícios que consistem em fazer crescer a chama de uma
vela, que pode chegar a meio metro. Outros exercícios consistem em fazer
buracos nas nuvens. Outros causam ondulações na água, como se alguma coisa
tivesse sido jogada ali. Tudo isso visa dar ao discípulo um controle sobre os
Elementos e sobre ele mesmo, que é o objetivo maior. Tudo isso vai parecer
muito fantástico aos que não tem familiaridade com tais assuntos, pois eu
tambem achei isso tudo absurdo na primeira vez em que falaram a respeito mas
logo vi que era verdade e que na vida iniciática essas coisas nada tem de
incomum.
Seguidamente
alguém pergunta o porque desses prodígios não serem mostrados
publicamente. Ocorre que eles não foram feitos para que fossem apresentados
como atrações de circo. Eles são parte de uma disciplina espiritual muito
espartana e são apenas exercícios, não são prodígios ; podemos
fazer coisas ainda maiores, essas sim seriam chamadas corretamente de prodígios. Você
pode dizer que não acredita, mas não pode dizer que não façamos tais coisas.
Existem poderes que, se corretamente treinados podem ser desenvolvidos por qualquer
pessoa. Usei o termo "poderes" para que ficasse mais claro o que quero
dizer, mas o correto seria o termo "faculdades" .
O Conhecimento da Tradição de Arganthus se transmite oralmente, do Mestre ao
Discípulo.
A Tradição exige que todo Mestre (Mago) tenha que ter discípulos em algum momento em
que ele achar propício, porem nunca poderá ser mais do que 4 de cada vez.
Cada Mestre tem seus critérios particulares para escolher os seus discípulos, que então
serão responsabilidade do Mestre até que atinjam o momento de receber a investidura ao
Grau de Mago, que jamais vai levar menos de 5 anos para acontecer e que também poderá
nunca acontecer. Isso sempre vai depender do discípulo. Na Tradição de Arganthus
ninguém pode atingir o Grau de Mago com menos de 5 anos de estudo intenso.
Ocasionalmente encontra-se pessoas que pedem para que sejam aceitas como
discípulos. Infelizmente não é desse modo que essas coisas acontecem. Não é o
discípulo que se auto-escolhe : é o Mestre que deve faze-lo, se reconhecer nele
os requisitos que pareçam satisfazer os critérios que o Mestre estabeleceu. A Tradição
de Arganthus sempre deu aos Mestres a total liberdade de escolha de seus
discípulos.
Também acontece muito de perguntarem coisas que não podemos
responder. Pedem um Conhecimento que temos de dedicar aos
discípulos, e não podemos partilha-lo com os profanos. O
Profano é todo aquele que não pertence à Ordem. Se, por exemplo, eu não sou
Maçom, então em relação à Maçonaria eu seria um
profano. Já um Maçom que não pertença à Tradição de Arganthus é
um profano para ela.
Assim, resumindo, a Tradição de Arganthus é relativamente pequena,
não fazemos apresentações públicas, não editamos livros sobre nós, não
procuramos discípulos abertamente. Mas sondamos aqueles que pareçam bons
candidatos.
Ocasionalmente encontramos ótimas pessoas que tem quase todos os atributos
desejados de um candidato ao discipulado e por conseguinte a Iniciação, mas que
por algum motivo não podem ser Iniciados ou lhes falta algum requisito. Não
podemos perder de vista essas pessoas pois são raras as pessoas que reunem boa
quantidade dos requisitos que buscamos, então em casos assim elas podem ser
convidadas a integrar a O.T.I.M.A. , que é a
O rdem T erceira
dos I rmãos M
enores de A rganthus, uma confraria de
pessoas que embora não sejam Iniciadas tem grande apreço pelos preceitos da
nossa Tradição Iniciática e comungam conosco dos nossos objetivos. São nossos
Amigos e nossos colaboradores no mundo profano.
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