nicialmente é preciso que deixemos esclarecido que, muito diferente do que acontece na literatura e sites elaborados por simplórios, os ELEMENTAIS não tem nada a ver e não são o mesmo que "Elementares".  Em livros e sites encontrei ambas as palavras apresentadas como sinônimos, o que é  não apenas um erro mas sim uma falta de informação absurda.  Então, para que nos situemos desde o início, esclarecemos que :

   ELEMENTAIS :   entidades sutís ligadas a cada um dos Elementos da Natureza.  Seres que habitam nas emanações do Ar, Terra, Fogo e Água.  

   ELEMENTARES :  nome usado na literatura ocultista para designar os espíritos dos mortos.  

                        _____________________________________________________________

                     Recebo muitas mensagens de pessoas que primeiro se dizem estudantes sérios de Magia, e em seguida perguntam como devem fazer para dominar os Elementais.  Para um ocultista realmente sério essa pergunta soa algo chocante mas mesmo assim às vezes eu até arrisco perguntar a essas pessoas qual seria o objetivo de se aprender a dominar os Elementais, e as respostas são verdadeiras pérolas.
                     As  respostas mais comuns são aquelas em que a pessoa diz querer dominar os Elementais para seu auto-conhecimento.  A seguir vem a resposta do pseudo-filantropo que diz que quer aprender a dominar os Elementais para com isso ajudar as pessoas.  Nenhum deles conseguiu me dizer de que maneira o "domínio"  sobre os Elementais ajuda no auto-conhecimento ou de que maneira ele pode proporcionar meios de ajudar alguém.
                     Em geral esses ignorantes nem sabem o que são Elementais, e é uma felicidade que continuem não sabendo.
                     Os Elementais são seres sutís que habitam nos 4 Elementos conhecidos.  Eles tem inteligência, tem livre-arbítrio, não são imortais. 
                     Ordinariamente são conhecidos assim :

AR            S i l f o s
TERRA            G n o m o s
ÁGUA            O n d i n a s
FOGO            S a l a m a n d r a s

                       Eles tem um papel dos mais importantes na Magia, porque podem ser bastante úteis ao magista.  Pode-se dizer que eles estão em uma situação privilegiada para prestar ótimos serviços ao operador.  Infelizmente sempre surgem pseudo-magistas que vem com essa história de dominar os Elementais, e o mais triste disto é que eles realmente podem ser dominados.  Eles são como crianças, eles se assustam, e tem medo das ameaças do seu "dominador".  E nisso se vêem forçados a cumprir determinadas ordens dessa pessoa nefasta, que quase sempre são idiotices para impressionar os outros imbecís que acompanham tal canalha. Tudo o que é preciso é que esse indivíduo saiba invocá-los e fazer os procedimentos corretos.  E com isso se desrespeita o livre-arbítrio dessas criaturas e se faz com que sejam obrigadas a fazer maldades e coisas que não querem fazer.
                         O que o pseudo-magista não sabe, mas que logo vai descobrir, é que esses Elementais tem um Regente, que é uma entidade evoluída encarregada de dirigir a evolução dessas "crianças".
                          Tendo sido verificada a violação e o desrespeito aos Elementais o seu Regente autorizará a retaliação, que é a resposta deles ao seu agressor.  Apenas como frase ilustrativa, é como se a criança tivesse medo de reagir a um agressor, mas aí vem um adulto em quem ela confia, se posiciona ao lado da criança e diz :  "Pode dar uma pedrada nele, meu filho, dá-lhe uma pedrada bem dada que o papai está aqui."   Seria mais ou menos assim, pois a partir da permissão do Regente é que os Elementais passam a reagir.  E é interessante observar que eles já tinham condições de reagir, o Regente não lhes concedeu algum poder, apenas lhes autorizou  a usar uma força que já tinham mas havia o medo de usar, pois de fato são como crianças.
                           Devidamente autorizados eles vão reagir, cada um usando atributos do seu Elemento.  É mais ou menos por aí que o profanador começará a ter problemas com fogo dentro de casa ( incêndios misteriosos, etc. ), possibilidades de afogamentos, engasgos, e a casa começa a ter infestação de formigas, cupins, além de se degradar com infiltrações, apodrecimentos acelerados e coisas desse jaez.  Independente disto, os Elementais vão interferir também nos sonhos do profanador, tudo visando perturbá-lo e lhe proporcionar abalos emocionais de grande intensidade. Tendo acesso a diversos níveis do Éter eles realmente podem ser bastante perigosos, uma vez que podem atacar o profanador não apenas fisicamente mas também espiritualmente.
                            Popularmente, os nomes desses Regentes são :

AR            P A R A L D A
TERRA            G O B
ÁGUA            N I C K S A
FOGO            D J  I N


                            Dissemos  "popularmente" , porque dentro da Alta Magia os nomes são outros, reservados para invocações dos rituais superiores das Ordens.

                     _________________________________________________________________

                             A Ordem de Arganthus, conforme já explicamos em outro capítulo, nasceu dentro da Igreja, recebeu influência de Ordens monásticas que já existiam no Século XV, e posteriormente recebeu mais influência de outras que vieram posteriormente.  Mas a Ordem, desde a sua fundação, teve uma forte influência etrusca.  Os etruscos tinham um sistema mágico que adaptou-se muito bem a muitos procedimentos e interesses da Ordem, e nesses procedimentos havia toda uma liturgia relacionada aos Elementais.   Eles foram os primeiros a estabelecer que tentativas de domínio eram sempre desastrosas e que era preciso estabelecer um aliança com os Elementais. Também foram os primeiros a observar que os Elementais não respondem a pessoas de baixa evolução espiritual, sem estatura moral e que não tem um bom motivo para tentar chamá-los.  Nesses casos eles costumam nem vir mas havendo insistência o Regente pode autorizar um deles a fazer com que o indivíduo pare de perturbá-los.  E eles tem uma simpatia toda especial para com os Iniciados e seus discípulos, e de muito bom grado se dispõe a ajudar nos exercícios em que a participação deles é o que produz os efeitos, chamados prodígios.
                              Para finalizar, exibirei a tabela com os nomes dos Regentes que são usados nos Rituale Excelsis.  Obviamente que a simples divulgação desses nomes não ajudará em nada ao vulgo que pretenda importunar os Elementais porque para o uso desses nomes existe toda uma liturgia que envolve inclusive uma maneira peculiar de pronunciá-los, bem como diversos outros procedimentos que certamente não serão revelados aqui.
                              A título de curiosidade também mostrarei os caracteres Senzar de cada nome, que devem ser inscritos nos diferentes círculos mágicos de uma forma também inusitada enquanto os nomes são ditos com a pronúncia correta.
                              Assim, esta é a tabela dos nomes dos Regentes, usados nos Rituais Superiores :

AR              A E R A N I
TERRA              G A I E L I S
ÁGUA              A C Q U A T A N I S
FOGO              F L A M I R

                              A seguir, nova tabela em que estão relacionados todos juntos os Elementos, os nomes vulgares dos Regentes, seus nomes segundo o uso nos rituais superiores das Ordens e também os símbolos Senzar de cada um deles, para que o leitor fique familiarizado, caso encontre esses símbolos e nomes em outros capítulos desta e de outras das minhas homepages :

Elemento Regente (nome vulgar) Regente (nome ritualístico) Símbolo Senzar
AR      Paralda            Aerani             
TERRA      Gob            Gaielis            
ÁGUA      Nicksa            Acquatanis                
FOGO      Djin            Flamir            

 

 

    VOLTA  AO  INDICE